30

Neuromancer_(Book)Há trinta anos, um novo fôlego surgia na ficção científica e revolucionaria para sempre os paradigmas do gênero, o livro Neuromancer escrito por Willian Gibson trazia novos conceitos em um universo recheado de corporações inescrupulosas, alta tecnologia invasiva e degradação humana.

Há trinta anos Case era o anfitrião deste universo, nos apresentando a “Razor Girl” Molly Millions, Dixie “Flatline”, Armitage, Lady 3jane, Wintermute além de outros nesta jornada. Nos apresentava também a Sense Net, a empresa de inteligência artificial Tessier-Ashpool e o que significava ser um cowboy navegando em um console pela Matrix. Sim, a mesma matrix do Neo, Trinity e Morpheus que foi um sucesso de bilheteria no final dos anos 1990. Veríamos esta mesma matrix no RPG Shadowrun e no anime Ghost In The Shell, travestido pelo nome de “cyberespaço”.

Há trinta anos, este que vos escreve tinha apenas um ano de idade e não fazia ideia do mundo cibernético que o esperava mas ele o encontrou.  Um mundo que nunca mentiu pra ele e sempre o incentivou a pensar fora da caixa, mesmo que muitas vezes as verdades que descobrisse não fossem as mais confortantes. Há trinta anos, “O céu sobre o porto tinha a cor de uma televisão sintonizada em um canal fora do ar…”.

Anúncios

2 comentários em “30

  1. Lembrando:
    Foi lançado no ano de 1984, o mesmo ano que rendeu o título da obra de George Orwell, trazendo um clima tão sujo e opressor quanto a oceania de Orwell. Os questionamentos trazidos nessa obra (um dos romances mais importantes do século XX sem dúvidas) são completamente atuais e futuros. O clima denso, quase pode-se tocar a pilantragem com as próprias mãos, a relação introspectiva dos personagens, simplesmente uma das coisas mais fodas para se ler na vida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s