O que diabos é Cyberpunk?

Baseado em:
 http://www.cyberpunkreview.com/what-is-cyberpunk/

Breve definição:

O que é Cyberpunk?Cyberpunk é o conceito que expressa (de modo pessimista) ideias sobre a natureza humana, tecnologia e suas respectivas combinações em um futuro não-tão-distante.

Enquanto alguns vêm o Cyberpunk como mais uma relíquia dos anos 80, outros consideram que ele continua vivo. Existem muitos aspectos que determinam o que é cyberpunk, e são estes os mais importantes:

O impacto negativo da tecnologia na humanidade

Em um futuro cyberpunk, a tecnologia avança como nunca e comumente influencia muitos aspectos das interações sociais. Futuros distópicos geralmente são muito parecidos com isso, mas diferem do Cyberpunk devido a demonstrar o impacto do avanço de tecnologias específicas, que modificam em muito o mundo real como, por exemplo, a engenharia genética de Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) e a vigilância onipresente de 1984 (George Orwell), deixando o mundo atual irreconhecível. O universo Cyberpunk é muito mais caótico: estruturas sociais tradicionais são traspassadas com regularidade, o meio ambiente está extremamente comprometido, crimes e drogas são constantes no tema, mas tudo isso em um universo apenas UM POUCO do nosso.

A fusão dos homens e das máquinas (singularidade)

Além dos cyborgs, programas sencientes e robôs, o universo cyberpunk geralmente nos confunde com o que significa ser humano. Os traços que nos representam como humanidade desaparecem através de olhares introspectivos provocados pela fusão do homem com a máquina. Em alguns casos, como nas produções Cyberpunk japonesas, a fusão é explicitamente invasiva. Em outros casos, programas sencientes assumem papéis que anteriormente eram desempenhados pela humanidade, marginalizando assim diversos seres humanos. Esta fusão altera também o controle de percepção da realidade, geralmente envolvendo algum tipo de realidade virtual para mascarar ou tomar o lugar do mundo real.

As grandes corporações controlam tudo

policeMundos Cyberpunk geralmente possuem uma entidade Todo-Poderosa que dirige a sociedade e que muitas vezes é representada por uma corporação. Às vezes, um único governo onipresente. Um tema comum para o controle das grandes corporações envolve uma distopia futurista, onde os últimos traços de uma civilização desenvolvida existem apenas em cidades fechadas e protegidas de acesso restrito, onde as liberdades humanas foram removidas sob a desculpa de proteção a humanidade.

Estórias focadas no underground

antiheroEstórias cyberpunk geralmente focam na parte underground da sociedade. Enquanto a trama nos leva a algum tipo de revolução ou abalo das estruturas de poder, as câmeras estão sempre focadas no oprimido, marginalizado e anti-herói.

Acesso a informação em qualquer lugar

O acesso a informação é contínuo e amplo. Hackers e mega-redes onipresente que trafegam informações sem parar são temas muito comuns no universo cyberpunk. Além disso, a conexão de seres humanos ocorre de modo direto ou através de dispositivos geralmente chamados de netware, confundindo o mundo real com o virtual.

O visual Cyberpunk

visual cyberpunkÉ sujo, hiper-realista, estilizado e passa a mensagem de “eu vivo isto!”. Geralmente percebe-se o domínio de uma única cor permeando os filmes Cyberpunk. Também dá para reparar que visuais góticos e de tons escuros contrastam com fortes cores de neon.

É claro que Cyberpunk não é exatamente um único conceito. Na verdade é composto por vários. De qualquer forma, para ajudar a contrastar o que parece ser Cyberpunk do que apenas é cool, senti a necessidade de algo mais concreto para classificar filmes. Os 2 tipos de classificação que utilizo nos meus reviews de filmes (nível de visual Cyberpunk e correlação com temas do gênero) refletem na minha interpretação de quão perto eles estão das descrições acima. Em alguns casos, esta abordagem me leva a diferenciar os filmes que outras pessoas acharam ser Cyberpunk do que realmente é.

Se você não concorda com esta abordagem sinta-se livre para comentar abaixo. Se sua análise necessita de algo mais elaborado, poste o link do seu post ou página tratando do tema, ou seja um contribuidor do blog!

Anúncios

6 comentários em “O que diabos é Cyberpunk?

  1. É interessante observar que um novo movimento Cyberpunk vem surgindo: O Pós-Cyberpunk, e apesar de manter quase os mesmos traços visuais apresenta uma visão mais otimista da tecnologia e a relação das pessoas com ela.
    Costuma ser mais aproximado da realidade atual, com smartphones por todo lado e etc.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s